Primeiro, vamos ver como é que o inconsciente entra em contato com a consciência, da qual somos o centro ordenador.

O inconsciente se manifesta pelo símbolo, que é a linguagem universal que une o mundo dos deuses com o mundo dos homens.

O símbolo é algo vivo e repleto de significados, que busca orientar o ser humano através das verdades eternas que podem ser encontradas nos sonhos, nos contos de fadas, nos mitos e nas obras de arte.

O inconsciente se manifesta também pelos sintomas – ou seja, pelas doenças – quando as atitudes do ego conflitam profundamente com a essência do seu ser. Quando isso acontece, a medicina diz que o indivíduo desenvolveu uma “doença psicossomática”, como estresse, fibromialgia e depressão, para citar apenas alguns exemplos.

Finalmente, o inconsciente também pode se manifestar pelo complexo, ou loucura, e dominar parcial ou totalmente a consciência de uma pessoa.

Levando em conta essas características do inconsciente, temos que aprender a lidar com ele. Algumas regras básicas para isso:

- Não ser dominado pelos conteúdos inconscientes, pois isso levaria à paranóia ou esquizofrenia.

- Não acreditar piamente em seus conteúdos, pois isso nos levaria a uma atitude infantil ou fanática.

- Não rejeitar seus conteúdos, pois assim estaríamos cortando o acesso a toda criatividade que brota espontaneamente do inconsciente.

A maneira correta de se relacionar com os conteúdos do inconsciente é se confrontando com cada símbolo, com cada fantasia, para assim se diferenciar deles e, ao mesmo tempo, integrá-los em sua consciência.

Se você quer se lembrar dos seus sonhos, crie um ritual particular que expresse o seu interesse na comunicação com o inconsciente. Algumas pessoas

deixam um gravador do lado da cama, outras deixam papel e caneta. O importante é criar o seu ritual e saber que, a cada 8 horas de sono temos cerca de 90 minutos de sonhos, distribuidos em média  em 5 sonhos, o primeiro durando cerca de 10 minutos e o último cerca de 25 minutos.

2 novos grupos em formação para março de 2019

Inscrições abertas 

Agenda

Dois grupos em formação: 
:: 07 de março - quinta às 14h
:: 07 de março - quinta às 20h

Matrícula: R$ 200
Mensalidade: R$ 360

É importante inscrever-se pelo formulário do site, antecipadamente, para ter sua vaga assegurada através do pagamento da matrícula.

{slider 1a Fase|green|closed}

1a Fase - Teórica
Duração: 4 meses - Um encontro semanal de 2 horas.

{slider 2a Fase|orange|closed}

2a Fase - Prática
Duração: permanente 
- Você fica o tempo que quiser.

É uma vivência que tem como objetivo o autoconhecimento através dos sonhos e a identificação dos principais conceitos junguianos nos sonhos dos membros do grupo.

O Curso de Sonhos foi criado há mais de 20 anos pelo filósofo e psicoterapeuta junguiano Ascânio Jatobá. Depois de anos de pesquisa com os próprios sonhos – milhares deles catalogados –, Ascânio decidiu criar um grupo de estudos.

youtube facebook    

+55 11 3104-2345
 

Rua Santo Antônio, 1271 - Bela Vista
CEP 01314-001 - São Paulo/SP - Brasil